AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II


Um retificador é um dispositivo elétrico que converte corrente alternada (AC), em contínua, que flui em apenas uma direção. O processo é conhecido como retificação. O componente eletrônico semicondutor utilizado para retificação é o diodo que tem a característica de conduzir corrente somente em um sentido. Com relação ao processo de retificação, analise as assertivas marcando (V) para verdadeira e (F) para falsas:

(   ) O tipo mais simples do circuito retificador é o retificador de meia-onda.

(   ) Para a maioria das aplicações de energia, a retificação de meia-onda é suficiente, pois só fornece a metade da carga de cada ciclo completo.

(   ) Para amenizar as ondulações de saída, utiliza-se um indutor.

(   ) A frequência de um retificador de meia-onda muda quando atravessa uma resistência.

 

Assinale a alternativa correta.

 


V, F, F, F.
V, V, V, F.
 F, F, V, F.
V, V, V, V.
 F, F, F, F.

Suponha que uma espira quadrada de lado igual a 4 cm seja colocada em um campo magnético uniforme cuja intensidade vale 4 T. Determine o fluxo magnético nessa espira quando ela for colocada perpendicularmente às linhas de campo magnético.


Φ =  0,0008 Wb.
Φ =  0,0036Wb.
Φ =  0,0024 Wb.
Φ =  0,0016 Wb.
Φ =  0,0064 Wb.

Este equipamento fornece normalmente dois pulsos quadrados defasados em 90º, que são chamados geralmente de canal A e canal B. A leitura de somente um canal fornece apenas a velocidade, enquanto a leitura dos dois canais fornece o sentido do movimento. Tal equipamento é chamado de:
 


Transdutor térmico.
Rede profbus.
Encoder incremental.
Potenciômetro.
LVDT.

A distância nominal de acionamento (Sn) é um dado do sensor de aproximação apresentado na tabela do fabricante. A distância real de acionamento Sn pode afastar-se até uma certa porcentagem da distância nominal. 

Embasando-se na afirmação acima, assinale a alternativa correta a respeito da distância máxima permitida.

 


12%
5%
10%
15%
8%

Para estabelecer o equilíbrio durante o funcionamento de um equipamento elétrico é necessário o aterramento, que irá atuar como referencial, como ponto de escoamento de elevadas correntes, seja de curto ou causas atmosféricas e para um funcionamento correto dos circuitos elétricos ou eletrônicos, de acordo com a NBR 5410, que estabelece os sistemas de aterramento que podem ser feitos na indústria em uma rede trifásica. Assim, TT tem por significado:

Dica: quando se diz massa quer dizer o equipamento.


Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos em parte da instalação por um único condutor (que combina as funções de neutro e terra) e em outra parte desta mesma instalação por meio de dois condutores distintos.
Esquema em que as partes vivas são isoladas da terra ou o ponto de alimentação é aterrado mediante uma impedância. As massas são aterradas ou em eletrodos distintos para cada uma delas, ou em um eletrodo comum para todas elas ou ainda partilhar do mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, porém não passando pela impedância.
Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito, porém distribuídos de forma independente por toda a instalação.
Esquema em que os condutores de proteção elétrica (terra) e neutro encontram-se conectados em um mesmo ponto na alimentação do circuito e distribuídos por um único condutor, combinando as funções de neutro e terra por toda a instalação.
Esquema em que o condutor neutro é aterrado em um eletrodo distinto do eletrodo destinado ao condutor de proteção elétrica. Desta forma, as massas do sistema elétrico estão aterradas em um eletrodo de aterramento eletricamente distinto do eletrodo de aterramento da alimentação.

O critério de capacidade de corrente tem como objetivo garantir as condições de operação dos condutores e as suas isolações, a fim de evitar os efeitos térmicos da circulação de corrente.

Dica: 

Sabendo que o fator de correção de temperatura é 0,94, que cinco cabos estão dispostos ao ar livre, e a corrente nominal do equipamento 80 A, qual é a corrente depois de realizada as correções de fatores?


143 A.
120 A.
 90 A.
117 A.
155 A.

Motoredutores são sistemas completos de força motriz que consistem em um motor elétrico e uma engrenagem de redução integrados em um único pacote de fácil montagem e configuração".

(Disponível em:. Acesso em: 09 ago. 2016.)

Considerando a potência nominal desse motor de 2,5 kW, o conjugado é cerca de:


75,3 Nm.
 72,4 Nm.
80,8 Nm.
85,7 Nm.
55 Nm.

O nome junção PN é dado a estrutura fundamental dos componentes eletrônicos comumente denominados diodos. É constituída pela junção metalúrgica de dois cristais, geralmente Silício (Si) e Germânio (Ge), de natureza P e N, segundo sua composição a nível atômico. Estes dois tipos de cristais são adquiridos ao se dopar cristais de metal puro com impurezas, normalmente algum outro metal ou composto químico. Para que um diodo esteja polarizado diretamente, deve-se conectar o polo positivo da bateria ao ânodo (zona P) do diodo e o polo negativo ao cátodo (zona N). Nestas condições, pode-se notar que um diodo conduzirá:


 Não conduzirá em nenhum sentido.
Nos dois sentidos.
Apenas de Cátodo para Ânodo.
 Apenas de Ânodo para Cátodo.
Apenas com uma ligação (center-tapped).

Um dos problemas dos motores de indução monofásicos é não possuírem um campo girante. Apesar disso, como vimos, o campo magnético pulsa (processo de indução) e isso impede o arranque. Para solucionar esse problema, utilizam-se enrolamentos auxiliares que são posicionados de forma a criar uma segunda fase fictícia. Qual o componente eletrônico necessário para dar partida em um motor monofásico?


Capacitor. 
Resistor.
Fonte 12V.
 Indutor.
Transformador.

 Analise a seguinte equação e verifique a assertiva correta:

A corrente elétrica induzida em uma espira circular será:       

 


Tanto maior quanto maior for a resistência da espira.
No mesmo sentido da variação do fluxo magnético.
Nula, quando o fluxo magnético que atravessa a espira for constante.
Sempre a mesma, qualquer que seja a resistência da espira.
Inversamente proporcional à variação do fluxo magnético com o tempo.
Páginas: 123456